terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Discografia e Obra de Amália Rodrigues

Na sequência de uma reportagem publicada na Revista Visão na 1ª semana deste ano sob o Título “O que quer ver e ouvir nos dez anos da morte de Amália”, venho colocar algumas questões que gostaria que alguém neste país me explicasse!!

A mencionada reportagem afirma, entre outras incorrecções (…) a reedição integral da obra discográfica de Amália Rodrigues, que vem sendo feita desde 2001 (…). Esta afirmação não pode estar mais longe da verdade!! Por incrível que pareça, a maior artista portuguesa de todos os tempos, quer a nível de vendas, de notoriedade, quer a nível de reconhecimento internacional, nunca foi objecto de uma reedição integral da sua obra gravada!

No início desta década, a EMI Valentim de Carvalho, ainda pela mão atenta de David Ferreira, iniciou timidamente, a reedição de alguns títulos da discografia de Amália (Busto, Amália e Vinicius) que foram objecto de edições cuidadas (remasterização, faixas extra, etc.). Ou seja, aquilo que deve ser feito nos tempos de pirataria que correm. Mas parece que estes passos iniciais, ficaram por isso mesmo. Estas edições rapidamente esgotaram no mercado, nunca mais foram repostas, assistindo-se actualmente a uma situação provavelmente inédita no panorama discográfico mundial, esses mesmos títulos estão novamente no mercado, desta vez pela mão da Som Livre/Iplay, mas em edições prévias às edições remasterizadas, ou seja, de pior qualidade!! Parece que o investimento feito na remasterização não precisa de ser rentabilizado…!

Mas voltemos à questão da obra integral de Amália Rodrigues. Onde está a edição em CD da versão completa do concerto do Japão gravado no Teatro Sankei em 1970? E o concerto de Roma gravado no Teatro Sistina em 1978? E o concerto do Coliseu de 1987? Onde estão os outros concertos provavelmente gravados pela Valentim de Carvalho? E os albuns de estúdio que nunca foram editados em cd? (Cantigas de Amigos, A Una Terra Que Amo, etc.)

E as edições possíveis em DVD? Existem inúmeros concertos gravados e filmados em Portugal e no estrangeiro. Aliás, no excelente documentário de Bruno de Almeida (Estranha Forma de Vida) foi possível ver parcialmente alguns desses concertos, ou seja, parte do trabalho de pesquisa até já foi realizado! Porque não editar o concerto do coliseu de 1987 (filmado pela RTP) numa edição especial CD+DVD? O mesmo se pode aplicar ao concerto de Itália de 1978. Alguém tem dúvidas que seriam um sucesso de vendas??

A qualquer loja de cd’s que se vá actualmente, a grande maioria dos cd’s de Amália são as velhas colectâneas da Valentim de Carvalho ou as reedições de má qualidade dos títulos que começaram a cair no domínio público. Percebo que a indústria discográfica atravessa uma grave crise decorrente da pirataria e da indefinição actual dos suportes técnicos, mas concerteza que com políticas deste género, em que não se rentabilizam os catálogos, não se editam os títulos acrescidos de mais valias (remasterização, faixas extra etc.) e não se promove uma distribuição massiva, só irão contribuir para o colapso acelerado das empresas discográficas nos moldes em que hoje as conhecemos.

Porque não aproveitam a crista da onda mediática criada com o filme Amália e homenageiam os 10 anos da sua morte com a edição da obra discográfica de Amália Rodrigues com o respeito e a qualidade que ela merece?

4 comentários:

  1. Li o que escreveu sobre a gravação do PIC NIC da Rita Lee em DVD.
    Gostei da objectividade do seu comentário. Rita Lee é e sempre será um marco na música. Os seus sucessos são eternos porque a sua mensagem é universal.
    RITA LEE É PLANETÁRIA!!!!!

    Sucesso para o seu blog.

    ResponderEliminar
  2. Faço as suas palavras minhas!

    Recentemente mandei um email à Valentim de Carvalho a perguntar se o 2º album de folclore da Amália seria lançado em CD... não recebi resposta.

    Existe uma inércia e falta de vontade imensa por parte das discograficas em lançar material deste fenómeno musical que foi a Amália... eu acho que isto diz muito sobre o nosso país... não temos iniciativa e não damos valor ao que é nosso.

    Descobri recentemente o "Cantigas de Amigos" pela Internet, e apesar de achar a Natália Correia uma chata a declamar poesia, é impossível não ficar emocionado e arrepiado com a emoção da Amália a cantar "Ai Quizesse Deus".
    O concerto em Tokyo no início dos anos 70 é incrível... ouvi "Inch'allah" pelo YouTube e é uma pena que este album não se encontre disponível em CD.
    O mesmo com o concerto no Bobino... tantas pérolas espalhadas... se ao menos uma editora tivesse consideração de as apanhar e fazer um colar...

    Bem haja e parabéns pelo Blog! Aguardo mais críticas e comentários à obra da Amália.

    ResponderEliminar
  3. eu keria as obras, as musicas ke ela canto de amlia rodrigues para um trabalho da escola podiam por o ke as pessoas pedem né?

    ResponderEliminar
  4. Li atentamente tudo o que aqui se disse, tanto o autor do texto, como os autores dos comentários, por isso tenho o prazer de lhes informar, que as obras discográficas aqui faladas, já foram reeditadas em CD pela Valentim de Carvalho nestes últimos anos. Agora em Abril de 2017 será editado um CD triplo com toda a obra gravada e lançada para o mercado italiano. Mais informo que o álbum "Canta Portugal 2" que aqui se fala
    também foi editado num CD triplo que junta os 3 discos da obra. Por último, realmente o álbum gravado ao vivo no Coliseu, ainda não viu a luz do dia em edição CD e ainda não se sabe se está na "calha" para ser editado em CD nos próximos tempos.

    ResponderEliminar